Ela utiliza tomografia cerebral para investigar os efeitos tóxicos das drogas. E afirma: “A dependência é uma doença crônica no cérebro humano.” Declaração da psiquiatra Nora Volkow , eleita recentemente pela revista ‘Time “como uma das cem pessoas mais influentes do mundo”. Ela enfatiza: “Drogas causam doença grave. Por isso sou contra a legalização das drogas.Não é questão ideológica. É epidemiológica.”
Diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (Nida) dos EUA, a dra. Nora Volkow afirma que a dependência de substâncias químicas afeta uma região do cérebro chamada córtex orbitofrontal, responsável pela tomada de decisões. “Essas pessoas perdem o livre arbítrio para dizer não”. A especialista explicou, ontem ,em São Paulo a 400 profissionais de saúde , reunidos na Universidade Federal de São Paulo , os resultados das pesquisa que realiza nos EUA sobre as alterações no cérebro causadas pelo dependência química. Ela alertou: “Na infância e na adolescência, o cérebro é muito plástico [fácil de ser ‘modelado’]. isso é bom para o aprendizado, mas ao mesmo tempo ajuda a pessoa a se tornar dependente de drogas.”
Enfática, criticou proposta de legalização das drogas: “A dependência acontece pelo acesso livre às drogas, e por isso sou contra a legalização. Hoje os maiores vícios que temos são álcool e nicotina, não porque são as drogas que causam mais dependência, mas porque são as mais disponíveis. Não é uma questão ideológica. É uma questão epidemiológica. ”
Fonte: Disponivel em http://www.uniad.org.br, acessado em 7/4/2010. Jovem Pan - Izilda Alves
Espaço de reflexão sobre a prática e o cotiano das diferentes categorias profissionais que atuam na área da dependência química do DF, dedicado a produção de textos políticos independente e outros argumentos livres(quiçá da repressão e opressão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós